"O Brasil vai exportar SANTIDADE. É possível ser Livre desse mundo. Arisque, seja radical!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ZICLAGUE - A CIDADE SITIADA



Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade.
Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho.
Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros. 
1 Samuel 30:1-3

Davi, homem de DEUS sendo testado e preparado para coisas maiores. Quem nunca se sentiu assim, sento testado, sendo treinado para situações maiores? Nesses momentos nos sentimos fortes, principalmente quando reconhecemos que DEUS nos está preparando para novos rumos, novas empreitadas; novos ares nos serão apresentados e viveremos algo que por mais que no assuste, sempre queremos, O NOVO DE DEUS. Aleluia!

Contudo, os testes vêm para nos ajudar a enxergar situações que até então não eram perceptíveis a nossos olhos. Davi ainda não era Rei e mal sabia que teria desafios que ainda não havia experimentado, por mais que fosse já um guerreiro experiente, viveria (como bem sabemos) situações novas em seu reinado.  

O Episódio com Davi e seus Valentes em Ziclague, com certeza, foi um marco de experiência profunda em suas vidas, principalmente em Davi, como futuro Rei.

Ziclague era a cidade onde estavam acampados com suas famílias, seus bens e as suas conquistas de até então. Porém como lemos os amalequitas cercaram a cidade pelo Sul e encontraram a cidade apenas com as mulheres, jovens e idosos. Davi cometeu um erro primário, não deixou nenhuma equipe de guerreiros para protegerem suas famílias, suas terras e seus bens. Naquele tempo só tinha direito dos despojos dos inimigos os soldados que iam para guerra, sendo assim, ninguém queria ficar e guardar a cidade; todos partiam para guerra com o objetivo de receber parte das conquistas da guerra.

Nenhum homem se preocupou com os contra ataques do inimigo e deixaram Ziclague desprotegida. Para nós talvez Ziclague simbolize áreas que estamos tão confortáveis que nunca achamos que seremos “atacados” pelo inimigo. Imagine o desespero de Davi quando descobriu que sua família foi levada cativa por uma simples imprudência, ou autoconfiança exagerada. O desespero desses homens deve ter sido imenso!

Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais força 
1 Samuel 30:4

Podemos tomar lições preciosas desse episódio, que parece até cena de um filme. Eu gostaria de compartilhar uma verdade encontrada aqui que pode ser muito importante na nossa caminhada Cristã e com certeza foi uma chave no reinado de Davi.


1-      Não subestime o inimigo, você está em guerra.

Não podemos esperar justiça de um inimigo de guerra, guerra tem por característica emboscada e deslealdade.

O time de Davi não imaginava uma jogada de contra ataque dos amalequitas. Estavam tão seguros de si que não imaginavam que os amalequitas poderiam ter uma ideia “sensacional” para irem contra os guerreiros de Davi, afetando suas famílias.

Para nós uma grande aprendizagem, precisamos estar escondidos em DEUS e vigilantes em meio à guerra. Tantas vezes entramos em guerras mas ainda existem falhas, brechas em nosso caráter, em nosso temperamento descontrolado e ao invés de nos posicionarmos e mudarmos, muitos preferimos desistir da guerra (como se existisse essa opção). Mas, a guerra não é uma opção, NÓS ESTAMOS NELA, querendo ou não.

A verdade é que assim como Davi nesse momento, não temos a opção de não estar em guerra, mas temos a opção de nos proteger em DEUS, guardar nossas famílias, dar as respostas certas e encarar a guerra e vencer o maligno como a palavra nos garante através de Jesus Entretanto esse erro de não ter ninguém na retaguarda foi aprendido com louvor pelo futuro rei.

Hoje se o inimigo tem batido contra você várias vezes na mesma área, será que não é a hora de se posicionar e ter um estratégia de vigia e proteção? Onde tem sido sua Ziclague desprotegida e atormentada pelos amalequitas? A família, casamento, ministério, filhos, vícios que o aprisionam? O quê?

É tempo de entendermos que somente de estarmos nesse mundo mal estamos em guerra contra as trevas.

O tremendo é que após esse primeiro momento de desespero, a palavra diz que Davi reanimou-se no Senhor e DECIDIU aprender com seus erros e triunfar sobre o inimigo! Encarar a guerra! Tremendo!!!

Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até à tarde, e nenhum deles escapou, com a exceção de quatrocentos jovens que montaram em camelos e fugiram.
Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. 
1 Samuel 30:17-18

Aleluiaa!!! O posicionamento de Davi de não desistir, mas ir contra o inimigo, fez com que esse episódio de erro de Ziclague não terminasse em tragédia e sim em um grande testemunho e experiência! Até mesmo as ordens de repartição de despojos foi mudada após esse episódio, fins terem soldados que protegessem suas famílias em tempos de guerra!

Davi, tinha uma qualidade admirável, aprender com os erros e mudar IMEDIATAMENTE sua postura quando DEUS o confrontava. Creio que essa é uma escolha de como encarar o inimigo e as guerras, uma visão de vencedor, que depende de DEUS e crê que a aprovação nos treinamentos dessa vida os levarão diariamente a níveis maiores no Reino de DEUS.

No amor de Jesus
Jonathan Relvas

x

Nenhum comentário:

Postar um comentário